domingo, 7 de março de 2010

A propósito do dia 8 de Março... Dia Internacional da Mulher

Amanhã, é…Dia da Mulher, data instituída pela ONU, em 1977, para comemorar o Dia Internacional da Mulher em memória de uma greve levada a efeito, em1857, por operárias de uma fábrica de tecidos, em Nova Iorque. Esse grupo de mulheres ocupou a fábrica e reivindicou melhores condições de trabalho, redução na carga diária de trabalho para dez horas, quando trabalhavam 16 horas por dia e equiparação de salários com os homens, já que recebiam cerca de um terço do salário dos homens.
O Dia da Mulher parece servir não só para comemorar, esse acontecimento, como servir de pretexto para que os media falem da data e os políticos discursem sobre "a coisa".
Eu, não sou apologista deste tipo de comemorações, a exemplo do dia dos namorados, dia do pai, dia da mãe…sobretudo, por estes dias se tornarem mais um pretexto para que os namorados, os maridos, os homens se entreguem a uma corrida desenfreada ao consumo.
São os presentes, os ramos de flor, os bombons, a marcação do jantar no restaurante mais “in”, ou então, são as discotecas com os ladie`s night, ou as sessões de striptease masculino, em que, algumas mulheres, uma vez no ano, acabam por imitar os homens.
E não gosto deste tipo de comemorações, que me irritam profundamente, porque qualquer dia, qualquer fim de semana, é uma boa data para oferecer flores, para comer bombons, para ir a um restaurante, para ir à discoteca e porque não assistir a uma sessão de striptease, se isso lhe(s) dá prazer. Qualquer dia, qualquer data do ano, será uma excelente oportunidade de fazer alguma coisa diferente, de haver uma atenção especial, um carinho, o que quer que seja…não é preciso esperar pelo 8 de Março.Estas são as razões porque não gosto muito deste tipo de comemorações.
Mas acho que o 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, como efeméride, será uma forma de homenagear as 130 mulheres que, em 1857, terão morrido carbonizadas em defesa dos seus direitos de operárias fabris.
Certamente que todos os dias deverão ser importantes para que tenhamos presente que há mulheres que continuam a sofrer mais que os homens com o desemprego, com o trabalho precário, que há mulheres que continuam a ser vítimas de violência doméstica, há mulheres que são vítimas de discriminação nos seus empregos, há mulheres vítimas da guerra, há mulheres que continuam a não ter acesso à educação e à cultura.
Todos os dias serão importantes para relembrar que Todos e Todas temos o dever de denunciar todas as situações de injustiça, que Todos e Todas devemos dar o nosso contributo para erradicar, de uma sociedade que se pretende democrática, todas as formas de exclusão, seja sexismo, racismo, xenofobia.
Saudações "rafeiras", joca

Sem comentários: