sábado, 27 de março de 2010

Lugar aos novos...

... hoje apresentamos um dos novos Rafeiros. Trata-se do Rui Santos, membro dos Orgão Sociais da RAF e da sua Equipa Técnica.
- Quem é o Rui Santos?
R: Rui Santos é um ex praticante dos Jograis António Aleixo de Estoi e amante de Andebol.
Tenho 42 anos de idade , sou casado, tenho dois filhos (um deles é jogador (Juvenil) da RAF e o outro é Oficial de Mesa da RAF) e moro em Estoi.

- Sabemos que faz parte da equipa de técnicos da RAF, como é que isso aconteceu?
R: A RAF aparece na minha vida , na sequência dos contactos feitos pelo Presidente da Associação de Andebol do Algarve (Sr. João Estrela) por já me ter treinado em tempos e saber que até essa altura eu ainda tentava iniciar o Andebol em Estoi e no sentido de divulgar o Andebol no concelho de Faro, visto não haver nenhum Clube a praticar/competir a modalidade.
Nessa altura estava dando Iniciação Desportiva ás crianças da Escola Primária de Estoi, mas sem qualquer qualificação. Com a ideia do Sr. João Estrela formar mais equipas de Andebol e participar em competições, incentivou-me a tirar Cursos de Treinador de Andebol.
Estes contactos tiveram inicio na época 2006/2007 nos Jograis António Aleixo por ser um Clube com tradição e História no Andebol, mas como o Clube na altura tinha todos os meios (Humanos e Monetários) canalizados para o Futsal, decidimos procurar outro Clube no Concelho com tradição no Andebol, surgiu-nos algumas hipóteses, tais como, a Associação Académica da Universidade do Algarve por ter uma equipa (Sénior) a participar nos campeonatos Universitários, onde nós iríamos fazer um trabalho na formação, aproximando os jovens e a população de Faro à Universidade, outra hipótese era a RAF.
Como a AAUALG era um Clube já formado e em actividade e a RAF na altura estava inactiva sem qualquer estrutura Directiva nem sede, decidimos iniciar a actividade na AAUALG , mas o Sr. João Estrela continuou a estabelecer contactos com o Sr. Ricardino Neto para uma possível reactivação da RAF.
Na época Desportiva de 2008/2009 inscrevemos cerca de 42 atletas na AAUALG e participamos nos campeonatos e taça com os escalões de Iniciados e Juvenis e alguns encontros com Infantis.
Para a época 2009/2010 por razões invocadas pela Associação Académica, que nos são alheias, tivemos que procurar outro Clube para dar continuidade ao trabalho. Como já havia a ideia de reactivar a RAF, começamos as reuniões e tivemos toda a abertura e incentivo a avançar com o projecto. Iniciamos o campeonato com muito poucas ajudas, na expectativa de com o decorrer do tempo, fossem surgindo apoios e "ajudas" e deu nisto que está aqui à vista.

- Qual a situação actual do andebol da RAF?
R: Reiniciamos o Andebol na RAF na época de 2009/2010 com cerca de 40 atletas para inscrever nos escalões de Infantis, Iniciados e Juvenis. Mas como a maior parte dos Atletas que pertenciam à Casa dos Rapazes foram Inscritos no Futebol do Farense sem termos sido informados atempadamente, ficamos praticamente sem Infantis para inscrever, não podendo participar no Campeonato desse escalão.
Inscrevemos sim os Iniciados, muito poucos, ficando limitados porque também contávamos com alguns Infantis. No inicio do campeonato de Iniciados alguns jogadores foram castigados pelos pais e proibidos de continuar por mau comportamento na Escola, que causou-nos algumas multas por numero insuficiente nos jogos e obrigou-nos a cancelar a segunda volta do Campeonato.
O escalão de Juvenis é o único a participar no Campeonato Nacional da 2ª Divisão desde o inicio até agora a participar na Fase Complementar Zona 8 , contanto com a participação dos Iniciados que continuam a treinar.

- O que poderá ser feito, na sua opinião, para a alterar?
R: Para mudar esta situação, precisávamos de uma maior participação(Atletas/Dirigentes/Empresas/Escolas/Apoios Estatais/ Espaços Desportivos,...) das pessoas de Faro.

- Qual a sua perspectiva de futuro para a RAF?
R: A minha perspectiva é que a RAF ainda tem muita força e tem tendência a voltar aos bons velhos tempos, não sei se com o Andebol, mas de certeza com outras actividades quaisquer.


1 comentário:

Anónimo disse...

Bem vindo Rui, precisamos de mais uns quantos Ruis.
Espero sinceramente que consigas te integrar neste grupo. Penso que continua a não ser muito fácil, mas poder crer, se conseguires, vais-te sentir bem.
Um abraço
João