quarta-feira, 23 de junho de 2010

Já é "oficial"?

Segundo o jornal Correio da Manhã...

"Consumo de droga à porta de escola
Os encarregados de educação da Escola Básica do 1º ciclo de Vale de Carneiros, no bairro da Penha, em Faro, estão fartos de protestar, junto de várias entidades, contra o consumo diário de droga num gimnodesportivo abandonado, situado junto ao estabelecimento de ensino.
"Já fizemos, por diversas vezes, contactos com PSP, Câmara Municipal de Faro e Junta de Freguesia da Sé, mas sem resultados práticos", explicou ao CM, Jorge Rosa, presidente da Associação de Pais, que ameaça endurecer as formas de luta.

"Amanhã [hoje] vamos reunir, com o director do agrupamento escolar, para estudar uma tomada firme de posição. Não podemos continuar a pactuar com consumo de droga junto à escola e aos nossos miúdos, no recreio, a verem tudo", reclama Jorge Rosa.

Também os moradores, nas urbanizações da vizinhança, não percebem a passividade das diversas entidades oficiais. "Isto é um dó de alma", afirma Maria José, 83 anos e moradora no local há cinco.

"Quando vim para aqui, havia um guarda e as instalações estavam fechadas, depois, deixaram de lhe pagar e isto ficou ao abandono", explica a idosa, que assistiu à total degradação do espaço.

"Começaram por roubar portas, janelas e tudo que tinha valor, depois, vieram os toxicodependentes e instalou-se aqui o medo. Ainda na semana passada, houve aqui um incêndio e foram os miúdos da escola a dar o alarme e a chamar os bombeiros", afirma Maria José. Macário Correia, presidente da Câmara de Faro, promete uma solução "durante o corrente ano". O autarca garante que "vão ser feitas obras, o espaço será entregue à RAF [Real Amizade Farense] e ficará como área desportiva da escola".

PORMENORES

INAUGURAÇÃO

O gimnodesportivo da Penha foi inaugurado em 13/11/79. Em 2005, sofreu importantes obras de remodelação graças a um subsídio de 15 mil euros da Câmara Municipal de Faro.

TORNEIO

Nos seus tempos áureos, a estrutura foi palco de vários eventos. Os torneios de futebol de cinco, que se realizavam no Verão, tinham dezenas de equipas participantes e grandes assistências.

GD DA PENHA

Problemas directivos estiveram na origem da decadência do Grupo Desportivo da Penha. Chegou a ter uma forte representatividade no atletismo, mas acabou, em 2007, com um elevado passivo."

Artigo do Jornal Correio da Manhã de dia 16 de Junho de 2010
acessivel em: http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentid=49643EC3-A752-4DC9-9F83-22F38125A00C&channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010

Resta-nos mostrar que temos "unhas"!
Inês

3 comentários:

Anónimo disse...

E agora? Temos de mostrar que temos "unhas" para tocar esta "viola"! E como se pode ler,e a crer na notícia, haverá lugar para para avançar com mais actividades que não só as desportivas, naquele espaço. Temos de acreditar que somos capazes de fazer e implementar um projecto que faça a diferença!É um desafio a que não podemos ficar indeferentes e a que podemos agora "chamar" também alguns pais preocupados para participarem na apresentação de soluções que pretendam diminuir todos estes problemas. Soluções que, para além das desportivas, poderão ser de outro cariz. Temos de apontar os nossos objectivos para as estrelas e assim pode ser que cheguemos às nuvens...
Élia

Anónimo disse...

Receio que ter "unhas" não chegue, será preciso ter cabeça e saber agir. A meu ver as decisões terão que ser bem ponderadas e há passos a dar antes de tomar decisões sobre este "espaço". Deveremos falr sobre iso, hoje à noite.
Até lá,
Joca

Emanuel disse...

A esta hora(01.45)já todos estarão a dormir mas é só para destacar a importãncia da reunião agora finda mesmo que só tenha deparado com a notícia no nosso blogg, agora!Penso que não devemos desperdiçar esta oportunidade reservando-nos uma orientação séria e cuidada.Se assim agirmos para que o projecto se torne viável penso também que o número de aderentes vá ficando cada vez mais alargado.Mais um a braço para todos e em especial à incansável Inês.Emanuel