sexta-feira, 11 de junho de 2010

forum de consulta

Caros amigos:

Face às últimas postagens, muito por força do desafio lançado pelo "anónimo" (ou será uma anónima?) ainda parece haver gente que gostaria de ver este projecto avançar. Contudo só será possível dar passos seguros nesse sentido se houver "amigos" e " amigas" conscientes da responsabilidade que é assumir este projecto e estejam dispostos/as a se comprometer com este Desafio. A participação é uma condição indispensável e a promoção da participação supõe a criação de espaços democráticos de expressão, onde todos e todas possamos dar a nossa opinião.
Esse espaço de expressão será este blog onde desafio toda a "gente" a participar, antigos rafeiros, jovens seguidores, jovens e menos jovens simpatizantes da RAF, "toda a gente que sinta que pode dar o seu contributo. Acho que era importante conhecer-se a opinião de "toda a gente" sobre três questões:
1- Manter a actual equipa de andebol da RAF, desde que que seja salvaguardada a sua autosuficiência e a sua autonomia como secção..sem ser necessário fazer reuniões de emergência para conseguir verbas para pagar despesas previstas ou não previstas?
2-Iniciar um projecto de formação ao nível do andebol. Começando o processo devidamente organizado e podendo contar com ex-atletas para dar a formação. Para isso seria preciso estabelecer protocolos com escolas. Só formação.
3- Avançar com um grupo de trabalho para responder à proposta da C.M.Faro para a recuperação do espaço social e desportivo da Penha, sabendo que envolverá custos financeiros e obrigará a haver gente comprometida em levar o processo por diante.
4- Outras sugestões.

Ficamos a aguardar as vossas opiniões, sendo que, a meu ver, o próprio nível de participação será um bom indicador para constarmos da possível viabilidade deste projecto.
Com este desafio à recolha de opiniões será possível ficarmos com uma ideia aproximada sobre o que pensam ou ...não pensam sobre a RAF.

(joca)
p.s. tomei esta iniciativa sem auscultar os "velhos" amigos da RAF o que significa que não tenho legitimidade para dar a entender que o "futuro" do projecto RAF poderá passar pela qualidade ou quantidade de opiniões... mas como uma das principais regras da RAF era a ausência de regras formais, aqui avanço eu...mais vale uma má acção que a ausência de acção..digo eu!

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia,
Muito feliz fiquei por ler que se começa a falar de coisas concretas, a tentar definir posições que nos levarão a algum lugar. Penso que avançando com a questão 3 conseguiremos dar resposta às outras questões, mas tendo em atenção que já existe a secção de andebol é importante que se tome uma decisão, consequente, sobre os moldes em que irá funcionar de modo a que não seja um problema acrescido.
Penso que seria óptimo ver nascer um projecto de formação, DEVIDAMENTE ORGANIZADO, e com ex-atletas da RAF a darem essa formação. Garantia-se a ligação, a "passagem de testemunho" neste clube, e também penso que seria galvanizador voltarmos a ver o emblema nas camisolas dos novos atletas que defenderiam este clube.
Mas avançar com um grupo de trabalho para responder à proposta da CMF e recuperar o espaço social e desportivo da Penha seria um projecto não isento de dores de cabeça mas, também, com força de vontade e alegria e, porque não, solicitando ajudas a vários níveis da própria CMF e Juntas de Freguesia para a recuperação de um espaço que beneficiará a TODOS... seria um projecto aliciante e gratificante sem dúvida, até porque estou certa que a própria população, pelo menos a que vive nas imediações do espaço abandonado, informada dos propósitos aderiria.Podemos fazer uma "troca" de saberes e "teres". Nós (RAF) com um projecto e pessoas que lhe darão corpo e também trabalho voluntário para a recuperação física do espaço, e OUTRAS ENTIDADES com material e tb alguma mão de obra mais especializada em recuperações físicas...
Bom, embora de forma atabalhoada aqui fica registrada a idéia, a intenção do que penso ser possível fazer em nome da RAF, com o nome da RAF e para a nossa terra. Tudo "certinho e direitinho" com vista às grandes satisfações que este trabalho produzirá.
As idéias existem, as pessoas também. Toca a escrever e a deixar aqui a nossa opinião para que dentro de pouco tempo as fotos a serem publicadas aqui sejam da: Jornada de Limpeza da futura sede/parque-desportivo - a do Jogo RAF-.....- e das Actividades Lúdicas e Culturais com que a RAF vai ressurgir.
Já ganhei o fim de semana!
Obrigada

Anónimo disse...

Como já vai sendo hábito, não podia deixar de marcar presença, embora pouco mais tenho a acrescentar ao que já tinha afirmado, mas sinto-me na "obrigação" de dizer mais uma vez PRESENTE.
Em relação às questões em discusão e referente ao ponto 1 e 2, penso que à partida já estão definidos. Como de momento, não estão reunidas condições necessárias para ter equipas em competição, concordo em absoluto que se constitua uma equipa técnica para trabalhar em exclusivo na formação e mais tarde pensar na competição se achar conveniente. Não devemos estar sempre obsecados pela competição, não é obrigatório criar campeões, acho que muitas vezes é mais importante pôr o maior numero possivel de miudos a praticar,sem a preocupação de mais tarde ter que excluir aqueles com menos aptidões para formar uma equipa para competir. O ideal será pôr a praticar os bons e os menos bons, e as boas equipas e os seus campeões surgirão naturalmente. Levará muito mais tempo, mas será concerteza uma estrutura muito mais consistente e criará certamente laços mais fortes com todos os seus praticantes e eventualmente mais tarde, serão os seguidores do clube.
O ponto 3, quanto a mim continua a ser fundamental, porque sem a sua concretização é pouco viável a realização de todo o resto. Segundo me consta a CMF continua a contar com a RAF para avançar com o projecto do Parque de Penha. Pessoalmente, lamentarei imenso, como RAFeiros e Farenses perdermos esta oportunidade de contribuirmos com algo de positivo por esta cidade, que embora às vezes não mereça, mas que todos a amamos.
Continuo a pensar que este sempre foi o verdadeiro espírito da RAF.
Sugiro que se pense em marcar uma reunião para a próxima semana, para discutir este assunto e hão-de aparecer aqueles que acreditam neste projecto, certamente não serão muitos, mas estarão de alma e coração.
Basta acreditar
João Mateus