sexta-feira, 4 de junho de 2010

Caro anónimo...

Primeiro que tudo saúdo-o pela sua participação neste blog, por apresentar asua opinião e quiça a sua vontade em participar no renascimento da RAF. Este é o verdadeiro sentido do blog, partilhar opiniões, concordar, discordar, sugerir, criar uma comunidade de seguidores que valorizem este espaço comunicativo com as sias ideias e intenções
É verdade que, neste momento, não há muitos "veteranos" da RAF com disponibilidade para avançar com este desafio, mas estou certo que perante uma boa proposta ou um movimento iniciado por gente mais jovem, sempre se encontrará entre "nós", quem possa dar um pequeno contributo à causa. Veja-se a forma como alguns veteranos ainda se envolveram neste processo.
Não podia estar mais de acordo consigo relativamente ao esgotamento da ideia de recuperar "tempos antigos" porque se observou que a adesão à ideia não colheu muitos interessados.
Caro anónimo, pela sua forma de escrever deduzo que é um jovem interessado no "renascimento" da RAF. Estarei enganado?
De qualquer modo felicito-o pela participação e vou mais longe ao ponto de o desafiar a tentar criar, através des blog, um movimento de mobilização de "gente" interessada em reactivar o "espírito" da RAF...porque a RAF não deve ser "propriedade" de ninguém, foia "nossa" RAF há três décadas atrás, mas pode e deve ser um Clube de "todos" os que queiram perfilhar ideias de desenvolvimento desportivo, social e cultural a bem da Cidade.
Joca

2 comentários:

Paulo Castro disse...

Boa noite,

Há já algum tempo que venho a seguir o blog, e vendo fotos de jovens que tentaram e conseguiram fazer algo pela juventude e também pela cidade de Faro.Infelizmente, e até hoje ainda não percebi porque é que se proibiu á RAF o acesso e utilização do parque da Cruz Vermelha, numa altura em que só era possível treinar num terço do pavilhão da Afonso III, e a horas em que se deveria estar a dormir e não a treinar. Ms enfim, há algumas semanas atrás tive oportunidade de assistir ao jogo entre a RAF e Os Olhanenses no pavilhão de Estoi, e concordo com que já foi referido em anteriores comentários, pois o apoio do publico é fundamental. Não digo que seja igual aos tempos em que joguei na RAF, e que a meio dos jogos viamos os nossos "fans" a saltar da bancada para o campo, e que nós os jogadores tinhamos que proteger a equipa adversária com a baliza. Mas na realidade dava para ficar com os cabelos em pé, ao vermos todo aquele pessoal nas bancadas. Falando na equipa de andebol actual, e se verificarmos todas as outras, a falta de evolução de uma equipa jovem, está directamente relacionada com a existencia ou não de uma equipa senior, e acontece que já há vários anos que não existiam equipas em Faro, pelo que também não é fácil treinar uma equipa de juvens sem que estes possam assistir a jogos de séniores, e criar os seus próprios "ídolos" e tentarem imitá-los. Assim, penso que será difícil que haja uma evolução mais rápida em Faro nos próximos tempos, pelo que há que apoiar a actual equipa técnica para que não percam o entusiamo, e continuem a trabalhar com este grupo de jovens.Quanto ao resurgimento da RAF á semelhança do que era, penso que não será fácil, pois a mesma nasceu de uma idéia e força de vontade de um grupo de amigos, para os bons e maus momentos, e também os tempos eram outros. No entanto caso haja alguma reunião da RAF para debater o tema do andebol, poderão contar com a minha presença para ajudar no que for possivel.
Um bem haja para todos
Paulo Castro

Anónimo disse...

Bom dia,
Obrigada Paulo, pela disponibilidade para participar e pelo comentário a dar conta disso. Vamos ver se se juntam mais vontades (boas) e se são assumidas assim públicamente. Pode ser uma forma de mostrar a quem tb quer participar que há gente interessada! E há! Eu sou o "anónimo" mas não sou jovem, Joca, embora vontade de reactivar a RAF não me falte. Não dentro dos moldes em que foi criada porque isso é impossível, pois existiam ali muitos sentimentos e isso sabemos é imposs+ivel de reeditar. Mas um clube com valores, ou assente nos valores com que a RAF foi constituída é mais fácil e possível. Agora até meados de JULHO estarei com a vida, em termos profissionais muito ocupada mas a partir dessa altura terei um tempinho que com todo o gosto dispensarei, se fôr útil a este projecto. Entretanto esperemos que as pessoas (antigos elementos da RAF) que deram também inicio a este projecto queiram ir aproveitando e "descobrindo" vontades como a do Paulo e que vão dando notícias das hipóteses de sede, de campo que mais abaixo no blog se pode ler que estava tudo muito bem encaminhado. Em relação ao recuperar memórias da Raf, penso que o material cedido até dará para fazer uma "biografia ilustrada" do inicio da RAF - uma biografia ilustrada e até romanceada porque penso que foi muito bonito e dá uma ideia muito verdadeira de como foram vividos os tempos e sonhos dessa época. E sempre fica um regito para o futuro, mas como era fácil de calcular já se esgotou - ou quase- pois os documentos de um tempo passado e concreto não são infidáveis.
Força RAF - Vamos, outra vez, arrancar!