sábado, 27 de fevereiro de 2010

Nota introdutória

Este blog é sobre a RAF, um grupo desportivo (e cultural) que nasceu em 1975 e não resistiu no tempo.Teve uma actividade desportiva intensa durante cerca de uma década e não sobreviveu perante condicionalismos de ordem humana e financeira. Teve uma vida curta mas recheada de momentos que me enchem de orgulho por ter pertencido e vivido intensamente este grupo. Falo por mim, mas seguramente, que este sentimento será partilhado pela maioria dos "Rafeiros" que fundaram e promoveram este grupo desportivo.
De certa forma, a história da RAF está ligada à história do clube mais representativo da nossa cidade, o Farense, e também à história da própria cidade, Faro, no que se refere ao seu património desportivo.
Este blog é sobre a RAF, sobre o seu “renascimento”. Tudo indica que a RAF voltou a (re)nascer, para dar suporte e enquadramento a um grupo de pessoas, jovens e adultos, apostados em fazer do andebol, uma modalidade viva na nossa cidade. A RAF faz parte da memória colectiva do andebol farense, algarvio, nacional. Acho que posso dizer, sem receio de errar, que o andebol na RAF marcou uma época e dignificou a modalidade no Algarve, a exemplo de outros clubes que muito fizeram e (ainda) continuam a fazer em prol do desenvolvimento da modalidade. Uma referência particular para os nossos “saudosos” rivais, Clube de Vela de Tavira e Clube Náutico do Guadiana. Outros tempos, belíssimos tempos. Aproveito para prestar a minha homenagem a esses clubes que souberam resistir, sobreviver às dificuldades e que continuam a fazer um trabalho meritório na modalidade.
Mas a RAF, não foi só andebol…
Começámos por ser um grupo de amigos que se reunia no, já inexistente, Café Atlântico, na Rua de Stº António. Tínhamos em comum, o facto de a maioria ter representado o S.C. Farense nos escalões juvenis e juniores. Havia jovens de várias gerações, sendo que entre o "rafeiro" mais velho e o mais jovem se observaria uma diferença de, mais ou menos, 12 anos.
As diferença de idade não tinham significado. O que contava era o nosso ideal.
Éramos, sobretudo, um grupo de Amigos. Na RAF havia uma regra: “ não há regras só acordos e princípios tácitos” que todos respeitávamos. A RAF não tinha presidente, secretário, tesoureiro, reuniões de Direcção. Não existiam hierarquias, unicamente lideres naturais, como em tudo na vida. As decisões a tomar eram discutidas em reuniões marcadas para tal. Todos opinavam e depois encontrava-se um grupo de trabalho para solucionar a questão.Éramos um clube organizado para dar resposta às nossas motivações e interesses centrados na prática desportiva e no espírito de amizade que nos unia a todos.
Construímos equipas federadas, entrámos em campeonatos nacionais, organizámos Jogos Juvenis, praticámos modalidades como o andebol masculino e feminino, o voleibol, o futebol de salão, dinamizámos o desporto, desenvolvemos actividades no âmbito do desporto para todos, realizámos eventos desportivos, organizámos competições, construímos um polidesportivo, a partir de uma lixeira, que serviu para prática desportiva durante alguns anos, no tempo em que o único recinto existente em Faro era o parque da Alameda João de Deus.
Se a História de Faro se faz com todos nós farenses, se “a história somos nós”, a história da RAF faz-se dos “nossos feitos”, das nossas acções, das nossas conquistas, das vitórias, das derrotas, das pequenas estórias que habitam nas nossas recordações. A nossa história é pública. Faz-se ao contar-se…Tudo é História, desde a história às estórias.
Este blog pretende ser presente, porque vai acompanhar a actividade andebolística da RAF, mas, é ao mesmo tempo, um desafio para que possamos recontar o passado, para que nos possamos contar a nós próprios.
E, este blog será sinónimo de futuro porque a RAF não acabou e a sua história não está finalizada…
(joca)

8 comentários:

Anónimo disse...

Meu grande, e bom amigo, as tuas palavras descrevem bem o espirito da RAF e da essência desse grupo, que se baseava numa verdadeira amizade, que em determinado momento conseguiu fazer coisas bonitas nesta cidade que todos tanto amamos. Seria óptimo que aproveitassemos esta nova onda para fazer reviver esse espirito lindo que foi a RAF.
João Mateus

Anónimo disse...

Olá! Que bom ler os "Rafeiros" a falarem da RAF. O simples facto da RAF renascer tão naturalmente e de todos se reencontrarem nos mesmos ideais e espírito poderá provar que o seu nome foi muito bem escolhido, pois a esta distância do seu nascimento continua Real-porque é NOBRE; Amizade-porque é VERDADEIRA e Farense-porque é de FARO! Que o seu renascimento nos traga juntamente com o andebol uma instituição onde os sonhos ganham corpo e os "velhos Rafeiros" consigam transmitir aos novos que é possível transformá-los em realidade com o trabalho e empenho de todos fazer jus à sua divisa RAF - DESPORTO E CULTURA. Faro precisa.
Élia

vidal disse...

A História da RAF, no geral, está contida neste belo naco de prosa aqui deixado pelo amigo Joca. Mas a História da RAF fez-se de muitas pequenas histórias que poderão ser contadas pelos seus intervenientes.É um desafio para aqueles que tenham boa memória e disponibilidade, que queiram deixar o legado a quem tiver interesse em conhecer a intervenção sócio-cultural de um grupo de jovens que encontrou no espaço RAF as condições propícias para desenvolver uma actividade meritória a todos os níveis.
Vidal

Emanuel disse...

Meu grande e bom amigo, foi ,assim que senti que deveria responder às tuas palavras como responderia, ontem, ou responderei, amanhã, a quaisquer outras palavras de outro grande e bom amigo|Muito se fez e muito se construiu na RAF porque utlizámos como "segredo" um cimento de primeira qualidade chamado AMIZADE.Continuo e continuarei a ter amigos fora deste círculo com toda a naturalidade mas os que criei na RAF são dos tais que fazem e continuam a construir os meus sonhos!

Anónimo disse...

Houve ano o fecho da RAF e em simultâneo um grupo de jovens, de que fazia parte, no último ano de juvenis de andebol(16 anos) e campeões distritais(só com vitórias) que foram obrigados a procurar alternativa fora de Faro(Olhanenses)para continuar a jogar.Quando o Amália nos comunicou o facto foi muito pesado e parecia que tudo por que tinhamos lutado ( antes campeões de infantis, iniciados e 1º ano de juvenis)deixava de ter possibilidade de continuidade,deixou mesmo.Fomos cinco dar a Olhão o 1º título de junióres da sua história e para o nacional.Pela nunca prevista,pelos seus dirigentes,ida ao nacional os problemas financeiros surgiram e foi um fim azedo.
Na RAF essa última época criou uma ligação especial entre o grupo (Fanan,Amália e jogadores) que perdura até hoje.Depois por circunstâncias ainda fui jogar ao CDUL e outros clubes de Lisboa já sénior e campeonatos universitários mas ficou sempre um amargo de boca pelo fim dum clube que com tão pouco atingia resultados que faziam inveja a outros com muito mais meios(Náutico do Guadiana,Tavira,Esperança de Lagos,Olhanenses).O porquê do fim estava á vista mas nunca o soubemos com pormenor e agora não é disso que se trata.O andebol é a minha modalidade e a RAF o mentor dessa escolha.Foi muito bom o aprendermos a ser humildes e sem meios e ao mesmo tempo sempre vencedores,foi uma lição de vida.O momento de maior fruição foi um jogo em casa com Almada(potência nacional da modalidade)que atraiu muitos membros fundadores e seus amigos a maior parte dos quais nunca nos tinham visto jogar e queriam ver se eramos cilindrados ou se aguentávamos alguma coisa.Ganhámos por uma bola e tivemos a sensação que muita gente ficou deslumbrada,seria o penúltimo jogo pelo clube,o ultimo perdemos em Almada por oito e foi a única derrota em 14 jogos nessa última época,não houve empates.A ligação á RAF fica para sempre,bem hajam,obrigado.
Madeira.

Unknown disse...

Parabens pela iniciativa e posta em marcha do projecto RAF.
Naquele recinto, junto ao Lethes, passei grande parte da minha infancia/Juventude.

È bom saber que esta associação desporiva e cultural está de volta.

È bom saber que ainad há pessoas com iniciativas de louvar e que prestigiam a minha terra - Faro.

Unknown disse...

É com grande orgulho e alegria que recebi a noticia de que a REAL AMIZADE FARENSE está novamente de pé.
Quero desde já, mostrar a minha disponibilidade dentro do que me é possivel,para ajudar este pequeno grande clube.
Um grande abraço!!!!

Alvaro Bonzinho

Anónimo disse...

olá a todos rafeiros foi com enorme satisfaçao que soube hoje que a nossa r.a.f. ia reabrir, pois foi o meu primeiro club onde foi atleta de andebole que grandes campeonatos fizemos com a nossa equipa de ouro que sempre fomos as mesmasao longo de varios anos,quero dizer que estou muito contente e que podem contar comigo.grande clube de amizade realmente o nome bate certo ,fiz grandes amizades lá dentro, um club muito unido em varias etapas da minha vida. foi um prazer um beijo para todos NÉLIA a guarda-redes de andebol.